domingo, 11 de setembro de 2016

As duas faces do ciúme: Insegurança X Possessividade



Olá pessoal,

Nesse terceiro e último post sobre insegurança, eu vou falar um pouco sobre ciúme, mas especificamente sobre as diferenças do ciúme dos homens e das mulheres. Possessividade  X Insegurança.

Antes que alguém venha reclamar, eu estou generalizando, pois estou seguindo a regra, a grande maioria. Existem exceções? Existem mulheres possessivas e homens inseguros? Existem sim. Mas eles não podem servir de exemplo para uma esmagadora maioria contrária.

Como eu já falei nos meus últimos dois posts, a insegurança é algo alimentado e incentivado pela sociedade e pela grande mídia, nós crescemos enxergando outras mulheres como rivais ou inimigas, crescemos assistindo em todos os filmes, novelas e seriados que devemos disputar um homem com outras mulheres e também que mulheres estão sempre competindo entre si para ser “a mais bonita” ou “a melhor em tudo”. É óbvio que isso iria se manifestar em nossos relacionamentos.

O ciúme da mulher está mais ligado a como ela se enxerga perante outras mulheres do que qualquer coisa. Ela se sente ameaçada por uma mulher que julgue ser mais bonita ou mais interessante do que ela mesma. Isso tudo graças a insegurança que sente sobre si desde a infância.

Aliado a isso temos o medo de “perder” o “príncipe encantado” , o objetivo de vida que é embutido em nossas cabeças desde que começamos a assistir nossos primeiros desenhos animados. Mulheres são ensinadas que precisam do príncipe encantado para serem felizes, pois sem ele são incompletas. Quantas vezes você já ouviu de alguém a frase: “você precisa achar alguém que te complete?”. A partir do momento que a mulher acha que conseguiu o seu príncipe encantado, ela vai defendê-lo com unhas e dentes, pois enxerga nessa relação a sua única chance de ser feliz (mesmo não sendo feliz  em muitos casos) e graças ao fato de nunca ter se sentido completa na vida, ela vai ver em cada mulher que se aproxime do seu parceiro, uma ameaça à sua felicidade.



Como desconstruir isso?


  • Primeiro você precisa ter em mente que VOCÊ É UMA PESSOA COMPLETA. Você é capaz de ser feliz com você mesmo e aliás só sendo plenamente feliz sozinha é que você conseguirá ser feliz com mais alguém. Só assim poderá amar alguém e não depender emocionalmente desse alguém. Sabendo quem é você de verdade, o que você gosta, o que você não gosta e o que te faz feliz  é que você vai poder acrescentar coisas novas a tudo isso. NÃO PROCURE ALGUÉM QUE TE COMPLETE, PROCURE ALGUÉM QUE TE TRANSBORDE.
  • Cultivar amor próprio não é fácil e nem de uma hora pra outra, mas é a plantação que mais vai te render bons frutos no futuro. Esse exercício diário de se auto afirmar, de gostar do seu corpo, da sua aparência e da sua personalidade, vai acabar com essa insegurança de vez, e você vai perceber que não precisará competir com outra mulher pra nada, pois cada uma é especial de um jeito, logo verá que sentir ciúme não faz o menor sentido, já que você é tão boa e suficiente quanto as outras.
  • Lógico que existem as mulheres que irão tentar provocar o ciúme em você, apenas lembre-se que você também já foi assim. Também já foi escrava da insegurança e também enxergava mulheres como rivais. Ao invés de demonstrar seu ódio e alimentar mais ainda essa rivalidade estúpida, mostre a ela que você não se sente ameaçada, porque você não enxerga mulheres como inimigas. Garanto que ela vai se surpreender e vai passar a questionar suas próprias atitudes bem mais do que se você a xingasse ou a agredisse.


Mas e quanto ao ciúme masculino? E quanto à possessividade?
 
Homens, ao contrário de nós, são criados para acharem que são os donos do mundo e que tudo lhes pertence. Eles são os heróis que salvam as donzelas em perigo e que impedem vilões de destruir a Terra. Essa autoconfiança exagerada pode render em muitos casos um sentimento errado de posse. Eles passam a enxergar pessoas como coisas, aliás eles passam a enxergar mulheres como coisas. Se julgam donos de suas parceiras, e não sentem ciúme porque se sentem inseguros com outros homens, e sim porque se sentem ofendidos de outro homem tentar “roubar” o que  lhes pertence.

Eles veem a esposa ou a namorada como algo que pertence a eles, por isso querem controlar os passos dela, por isso gritam e xingam quando ela fala com um amigo, por isso agridem e matam. 

Mulheres com ciúme choram, gritam, choram mais e se comparam constantemente com a mulher que provoca esse ciúme. Homens com ciúme xingam, humilham, agridem e matam. Se você tem alguma dúvida procure no Google por: “inconformado com o fim do relacionamento” e você vai ver a quantidade de casos de homicídio, uma quantidade gritante  e assustadora comparada com homicídios inverso, assassinato de homens por suas parceiras. Não tem como comparar, pois a proporção está longe de ser a mesma.



A partir desse comportamento podemos ver muito da socialização que recebemos como homens ou mulheres.

Homens são criados para estar sempre no controle e mulheres para serem submissas. Desconstruir esse pensamento, mudar a forma como criamos e educamos nossos meninos e meninas, é a única forma de parar esse ciclo vicioso e acabar de vez com essa quantidade absurda  de relacionamentos abusivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário