Olá pessoal,
Vamos falar um pouco sobre autoestima? Como anda a sua?
Você consegue olhar no espelho e sentir orgulho do que vê? Se a resposta for
não, por quê isso acontece? O que está te impedindo de se orgulhar da pessoa
que você é?
Parece que não tem nada a ver, mas na verdade tem tudo a
ver. Pessoas fragilizadas, com baixa auto-estima, muito tímidas tem mais
facilidade de caírem nas mãos de um abusador e muito mais dificuldade pra sair
disso pois acabam criando o que chamamos de “dependência emocional”.
O que é dependência emocional?
É praticamente um vício, igual ao de uma droga, só que
numa pessoa que te faz tão mal quanto uma droga. A vítima não consegue se
separar, não consegue imaginar ficar longe daquela pessoa, pois ela releva e
passa por cima de todos os vacilos e fica guardando num potinho as poucas
lembranças boas do relacionamento. Quando tenta se separar, ou quando o
abusador termina o relacionamento, ela sente dores horríveis, sente vontade de
morrer, não come, não dorme...
E o pior é que as outras pessoas nunca entendem!! Elas
vão achar que você está exagerando, vão dizer que você não tem que sofrer assim
por causa de namorado, que você vai arrumar outro. Vão até brigar com você,
dizer que você é otária, que você gosta de ficar perto de quem te faz mal, que
você tá nessa por que quer.
Ninguém sofre porque quer. E hoje eu vou trazer alguns
exemplos de dependência emocional e também algumas dicas pra você sair dessa.
1) Você sempre foi uma criança tímida, cresceu num lar conturbado, teve poucos amigos ao longo da vida, já sofreu decepção com a maioria deles, e se sente sozinha na maior parte do tempo. Pra completar esse quadro, você sempre teve baixa autoestima, nunca conseguiu se achar bonita, inteligente ou capaz. Você começa a namorar um cara que no começo do namoro te trata como uma verdadeira princesa de contos de fadas. Ele te elogia, vive dizendo que te ama, te leva pra passeios românticos, te manda flores e faz com que você crie rapidamente um vínculo afetivo muito forte com ele, pois esse sempre foi seu sonho, você sempre quis se sentir amada assim. O problema é que em pouco tempo o conto de fadas vira história de terror, e o príncipe o seu pior vilão. Ele passa a te humilhar, a te tratar de forma brusca e agressiva, ele te controla, quer saber todos os seus passos, está sempre te acusando de traição. Te ignora quando não quer falar com você, e você fica sem entender o por quê dessa mudança tão brutal. Você se questiona se está fazendo alguma coisa errada. Você pergunta pra ele o que foi que você fez pra ele te tratar assim, ele nunca te diz nada. Você entra em pânico com medo de perdê-lo, pois de uma forma muito cruel você se apegou àquela criatura, não exatamente ao homem que te faz chorar todas as noites, mas ao príncipe que você idealizou, aquele do começo do namoro que te amava tanto, te mandava flores, etc. Você quer desesperadamente que ele volte a ser como era, mas ele não volta. Então você entra num dilema horrível e difícil de sair: Você não continuar com aquela pessoa que só tá te fazendo sofrer, mas também não quer deixá-lo pois está apegada (dependente) aos poucos momentos de felicidade que você teve e tem medo de não conseguir ser mais feliz sem ele (mesmo não sendo feliz com ele). Então você vai ficando, vai levando, vai aturando, porque não tem coragem de dizer ADEUS, da mesma forma que um alcoólatra não tem coragem de jogar a garrafa de uísque no lixo.
2) Suponha que o mesmo perfil de namorado que eu citei no exemplo 1 venha a terminar o namoro depois de alguns anos juntos. Digamos que ele chegue num dia importante pra você e termine tudo, pois segundo ele, já não te ama mais e está apaixonado por outra mulher. Qualquer pessoa num relacionamento abusivo ou não, sofreria com isso, a diferença é que pessoas em relacionamentos abusivos, geralmente acreditam que nunca mais conseguirão ser felizes de novo sem aquela pessoa, mesmo que aquela pessoa só tenha lhes causado sofrimento. A pessoa dependente emocionalmente, vai sentir dores por todo o corpo após o término, vai chorar compulsivamente, vai se agarrar à todas as lembranças possíveis (cartas, fotos, presentes), vai sentir como se o coração estivesse se desfazendo por dentro, vai ter vontade de morrer, vai stalkear enlouquecidamente o Facebook para encontrar a outra mulher por quem foi trocada, vai sentir raiva, vai ter impulsos de ligar e de mandar mensagens e e-mails o tempo todo. Essa pessoa precisa de apoio, não de julgamentos. ÁS VEZES, UM ABRAÇO ENQUANTO A PESSOA SOLUÇA DE TANTO CHORAR, É MAIS EFICAZ DO QUE MIL “EU TE AVISEI”. Nesses casos é muito comum a vítima aceitar o ex de volta, (depois que esse se diverte com outras), ele sempre volta para a vítima dependente, pois tem certeza de que ela o aceitará de volta já que sua vida social e afetiva se resumem ao relacionamento. Os abusadores sabem que têm as vítimas nas mãos é por isso que aprontam o que quiserem, pois tem certeza de que sempre vão conseguir o que querem.
Abusadores vão sempre se aproveitar do fato de você
depender emocionalmente deles para te ter sob controle. Eles vão usar seus
filhos, os anos de relacionamento, vão te fazer relembrar os “bons momentos”,
vão te dar presentes, escrever cartinhas, publicar fotos de vocês dois, tudo
para ativar a dependência no seu cérebro e impedir que você os deixe.
Dicas para se livrar da dependência emocional:
- Se ame, amor próprio é fundamental, e não aparece de uma hora pra outra em quem sempre teve baixa autoestima, você precisa alimentar isso todos os dias.
- Se arrume do jeito que você mais gosta, mesmo que seja só para ficar em casa e tire fotos suas, comece o exercício de se reenxergar, de começar a amar nos seus traços tudo aquilo que hoje você odeia.
- Jogue fora todas as lembranças, cartas, fotos, presentes, livre-se de tudo. Bloqueie o ex nas redes sociais, não procure notícias, não peça notícias pros amigos e não deixe que falem dele pra você. O melhor a fazer é manter o contato zero, pra arrancar esse mal de vez do seu coração.
- Faça um caderno de planos e sonhos, coloque ali tudo que você já conquistou e tudo que você ainda quer conquistar. Escreva tudo que vai te deixar feliz e que não vá depender de mais ninguém a não ser você (pode ser se formar no curso que deseja ou comer um brigadeiro de panela, contanto que isso te traga uma sensação de felicidade) e tente fazer todas as coisas que escrever no caderno, na medida do possível.
- Procure grupos e páginas sobre relacionamento abusivo, converse com as outras mulheres, você vai ver que não está sozinha, e pode acabar fazendo amizades importantes para o seu processo de autoaceitação.
- Se tiver condições financeiras, vá viajar, ou faça muitos passeios, vá sempre ao cinema, ou combine com as amigas que você não vê há algum tempo de ir num barzinho. Compre um presente pra você, mime-se, agrade-se. Você vale muito!
Espero ter ajudado a esclarecer o por quê de ser tão
difícil sair desse tipo de relacionamento, e eu espero de coração, que você que
ainda está vivendo nesse inferno, reúna todas as forças necessárias e lute contra
essa dependência emocional. Dê um fim nesse relacionamento abusivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário